A1: O usuário pode compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas, bem como enunciados muito simples que visam a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar ou apresentar alguém e formular questões direcionadas a uma pessoa a seu respeito – por exemplo, sobre seu lugar de habitação, suas relações etc. – e pode responder ao mesmo tipo de questões. Pode se comunicar de maneira simples se o interlocutor falar lentamente e claramente e se mostrar cooperativo.

A2: O usuário pode compreender frases isoladas e expressões frequentemente utilizadas em relação com domínios de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, ambiente próximo, trabalho). Pode se comunicar sobre tarefas simples e habituais que exijam apenas uma troca simples e direta de informações sobre assuntos familiares e habituais. Pode descrever de modo simples sua formação, seu entorno imediato e evocar assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

B1: Pode compreender os pontos essenciais quando uma linguagem clara e padrão é utilizada e se se trata de coisas familiares no trabalho, na escola nos lazeres etc. Consegue “se virar” na maior parte das situações encontradas em viagens em uma região onde a língua-alvo é falada. Pode produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e em seus domínios de interesse. Pode contar um acontecimento, uma experiência ou um sonho, descrever uma esperança ou um objetivo e expor brevemente razões ou explicações para um projeto ou uma ideia.

B2: Pode compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos de um texto complexo, inclusive uma discussão técnica relativa a sua especialidade ou seus interesses. Pode se comunicar com um grau de espontaneidade e de conforto mesmo com um interlocutor nativo, sem causar nenhum tipo de estresse a nenhum dos interlocutores. Pode se expressar de forma clara e detalhada sobre uma grande gama de assuntos, emitir uma opinião sobre um tema de atualidades e expor as vantagens e desvantagens de diferentes possibilidades.

C1: Pode compreender uma grande variedade de textos longos e exigentes, bem como captar significados implícitos. Pode se expressar espontaneamente e fluentemente sem muita necessidade de “procurar” palavras. Pode utilizar a língua de modo eficaz e produtivo na vida social, profissional ou acadêmica. Pode se expressar sobre assuntos complexos de forma clara e bem estruturada e manifestar seu controle de ferramentas de organização, articulação e coesão do discurso.